quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Lilith a primeira mulher da bíblia?

A história de Lilith, a primeira mulher de Adão que foi banida da                                              Bíblia





No primeiro capítulo do Livro de Gênesis, versículo 27, está escrito: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." Porém no segundo capítulo, versículo 18, está escrito: "O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e no versículo 22 do segundo capítulo Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.". 

Mas no primeiro capítulo Deus já não havia criado o homem e a mulher a sua imagem e semelhança? Porque ele criaria outra, a Eva, como acontece no capítulo 2?

No versículo 23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada.". Mas como assim "esta sim", Adão? Quer dizer então que já houve outra mulher??? 






É possível que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilith. Segundo a mitologia Hebraica, depois que Deus criou Adão, que estava sozinho, ele disse: 'Não é bom que o homem esteja só "(Gênesis 2:18). Ele então criou a mulher para Adão, da terra, como ele havia criado o próprio Adão, e chamou-a de Lilith.

Adão e Lilith imediatamente começaram a brigar. Lilith disse: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti?" Contudo, eu também fui feita do mesmo pó que tu e por isso sou tua igual." Quando Lilith reclamou de sua condição a Deus, ele retrucou que essa era a ordem natural, o domínio do homem sobre a mulher. 

Inconformada, ela abandonou o Éden, fugiu do paraíso e foi para o Mar Vermelho. Lá ficou livre, conheceu e teve relações com diversos demônios. Adão pediu a Deus sua companhia de volta, Deus mandou 3 anjos buscarem Lilith no Mar Vermelho e trazer ela de volta ao Paraíso. Quando os 3 anjos encontraram Lilith ela respondeu que não poderia mais voltar, pois já tinha desonrado seu marido se prostituindo com os demônios. Adão ficou sozinho, então Deus criou Eva e essa história vocês já conhecem...

Lilith juntou-se aos anjos caídos onde se casou com Samael, o anjo da morte, Samael deu-lhe a conhecer o prazer de Adão não era capaz de oferecer, e com ele teve vários filhos demoníacos. Desde então, Lilith tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. 

Ao contrário de Eva que morreu como um ser humano, Lilith alcançou a imortalidade, casada com Samael, tornou-se amante de Lúcifer.

Lilith é também referida na Cabala (sabedoria que investiga a natureza divina) como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai 81: 455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido.



                                                      Por que Lilith foi banida da Bíblia?



Atualmente, na Bíblia o nome de Lilith só aparece uma vez em Isaías 34:14: E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si.


Nas traduções recentes da Bíblia a palavra Lilite é substituída por demônio ou bruxa do deserto.
Lilith pode ter sido retirada da Bíblia durante o Concílio de Trento, a interesse da Igreja Católica, para reforçar o papel das mulheres como devendo ser submissas, e não iguais, ao homem.

Atualmente o motivo pode ser o contrário. Hoje em dia, muitos religiosos interpretam o trecho da Bíblia:"As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor" (Efésios 5:22) no sentido da mulher ser protegida do marido, não no sentido de ser inferior a ele. Mas essa interpretação não seria possível se a história de Lilith, que prova justamente o contrário, ainda estivesse na Bíblia. Então para que nós não achássemos que Deus seja também um machista (já que ele mesmo diz a Lilith que a mulher devia ser inferior ao homem pois era a ordem natural da vida), a história de Lilith foi retirada da Bíblia e não é mais contada nas traduções modernas do livro sagrado, sendo considerada apenas parte da "mitologia" hebraica.


E aí, o que vocês acham? Acreditam realmente que Lilith foi a primeira mulher?

Comentem suas opiniões e se souberem de algum outro detalhe dessa história, divida com a gente ;)

Beijos, até o próximo post =*


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Um dia tudo vai passar criança




- Olha, não fica assim não, vai passar. Eu sei que dói. é horrível. Eu sei que parece que você não vai aguentar, mas aguenta. Sei que parece que vai explodir, mas não explode. Sei que da vontade de abrir um zíper nas costas e sair do corpo; porque dentro da gente , nesse momento, não é um bom lugar para se estar. Dor é assim mesmo: arde, depois passa. A gente acha que não vai aguentar, mas aguenta as dores da vida. Pensa assim: agora está insuportável, agora você queria abrir o zíper, sair do corpo, encarnar numa samambaia, virar um paralelepípedo ou qualquer coisa inanimada, anestesiada, silenciosa. A sua dor agora, essa fogueira na sua barriga, essa sensação de que pegaram sua traqueia e seu estômago e torceram como uma toalha molhada, isso tudo - é difícil de acreditar, eu sei - vai virar só uma memória, um pequeno ponto negro diluído num imenso mar de memórias. - Disse eu pra mim mesma.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Blog reformado



Olá pra quem está acessando meu blog, seja muito bem vindo a esse primeiro post e apresentação!


Bem, já tenho esse blog a um bom tempo, porém não costumava postar mais por aqui; então vi que tinham muitos post's que não eram mais do meu interesse e muitas opiniões que mudaram em respeito ao mundo... Afinal, eu sou essa metamorfose ambulante que nosso querido Raulzito dizia!

  Bem, eu não sou boa em me expressar; não parece, mas sou uma pessoa extremamente tímida quando se trata do que eu guardo dentro de mim, sempre faço meus problemas parecerem menores do que realmente são pras outras pessoas e acabo me fechando numa bolha.

 Porém, quando o assunto é escrever, eu consigo me expressar de uma forma muito fluida e natural, as palavras me vem nas pontas dos dedos, como já mais virá a minha boca.

 Quero fazer desse espaço um local onde posso me expressar livremente, sem medo de ser apontada... E é claro, sempre trocando experiências pra evoluir como ser humano.

 Aqui eu vou falar um pouco mais sobre minha vida pessoal, profissional, amorosa e em família; horas coisas boas, horas coisas ruins. Assim como tudo na vida, temos altos e baixos e compartilhar nos ajuda a entender melhor o que se passa. 

 Escrevendo eu consigo ter uma visão de fora sobre a minha vida, consigo ser expectadora do meu destino e formar uma opinião neutra sobre o que acontece!

  Espero que gostem do conteúdo que vem pela frente e não deixem de comentar após a leitura; a opinião de cada um é sempre valida pro aprendizado.



                                                                                Beijos =*